top of page

A prática do plágio é debatida durante a SECOM



Na tarde de quinta-feira, dia 30, estudantes assistiram a palestra “Plágio na academia e no mercado de trabalho” apresentada pela professora Adriana Dias, no bloco 6 da Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Passos.


A palestrante esclareceu sobre o plágio ao discutir desde como ele afeta o ambiente acadêmico e profissional até como se deve fazer citações. Para Adriana, que além de professora é jornalista, o plágio no ambiente de trabalho jornalístico, assim como em outras profissões, tem suas consequências. Elas podem ser individuais, por exemplo, a perda do emprego do plagiador até coletivas, pois a empresa pode ser responsabilizada e ter de arcar financeiramente, entre outras punições, pelas ações do seu funcionário.


Algo semelhante ocorre nas agências publicitárias que também podem responder financeiramente pelas acusações de plágios, caso comprovadas, além de ter as peças em questão imediatamente removidas de circulação. A palestra foi mais uma das atividades realizadas durante a Semana de Comunicação (Secom) e possibilitou que os estudantes presentes pensassem sobre a ética que envolve a produção intelectual de jornalistas e publicitários.


POR Redação Agência Escola

Matéria: Jéssica Pascoal, 2º período de Jornalismo

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page