top of page

Ditadura e discurso é tema de abertura da IX SECOM

Atualizado: 31 de ago. de 2018



Aconteceu na noite desta terça-feira (28) no bloco 6 da UEMG -Unidade Passos a abertura oficial da IX Semana da Comunicação, que contou com a presença do diretor acadêmico Profº Itamar Faria, além dos professores e estudantes da Universidade.


A palestra de abertura teve como tema “A ditadura ontem e hoje: ambientes midiáticos e discursos totalitários”, que foi ministrada pelo Professor Adjunto da Universidade Federal Uberlândia (UFU) Israel de Sá.


Doutor em linguística, o professor discute o tema, a partir da análise do discurso, a maneira com que a escolhas das palavras influenciam na produção do sentido final do texto.


Na abordagem da temática, Israel analisa o papel da mídia no período da ditadura civil-militar de 1964 e do golpe contra a presidente Dilma Rousseff, exemplificando, a partir de jornais dos períodos, como as grandes mídias se posicionavam e de que maneira isso afetou as decisões feitas na época. Comparando as duas situações que marcaram a história do país, o professor incentiva a reflexão do tema, sendo na importância da análise do discurso ou na relevância da mídia no cenário político-econômico e seu poder de persuasão.


Ao final da palestra, foram sorteados alguns livros, sendo um deles o Sujeito, texto e imagem em discurso, que contém texto de um dos docentes dos cursos de comunicação, professor Samuel Ponsoni.


POR Redação Agência Escola

Matéria: Karine Costa, 4º período de Jornalismo

29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page